Site ESMAGES.png

(027)  3345-9707

(027) 999855581

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES NO CONTEXTO DA MAGISTRATURA

 Nível 1 - Módulo 1
Credenciado pela Enfam


O curso foi idealizado em consonância com a Emenda Constitucional nº 45 e com o Código de Ética da Magistratura (Resolução 60 do CNJ), que ressaltam a importância da formação de magistrados no início (formação inicial) e ao longo da carreira (formação continuada), além da formação específica dos próprios formadores, em um constante aperfeiçoamento. A Emenda Constitucional nº 45, a fim de garantir o planejamento e o desenvolvimento das ações educativas, instituiu a ENFAM, à qual incumbe, dentre outras atividades, regulamentar e fiscalizar os cursos a serem oferecidos pelas Escolas institucionais (Escolas Judiciais e da Magistratura), definindo parâmetros, dentre os quais, conforme a Resolução nº de junho de 2016, utilização de formação específica para os diversos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem no contexto da magistratura, desde a coordenação até a aplicação e desenvolvimento das práticas pedagógicas para o ensino-aprendizagem.


As Escolas Judiciais e da Magistratura vêm procurando oportunizar aos magistrados, sob a regência da ENFAM, a formação como formadores, de forma a introduzir, no planejamento e execução dos cursos destinados a magistrados, novos fundamentos educacionais que associem teoria e prática, adotando a problematização como mecanismo de formação, prestigiando a experiência já adquirida e promovendo um ambiente que permita a construção coletiva e reflexiva de saberes. O programa dividi-se em dois níveis e a cada nível em módulos.


Este nível 1 do módulo 1 subdivide-se em três etapas: a primeira e a terceira em ambiente presencial, e o segundo em EAD. Esta proposta é destinada a implementar o Módulo I do Nível I do Curso de Formação de Formadores, destinado a introduzir o projeto político-pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem na escola judicial, o modelo de formação por competência na escola judicial e os aspectos relacionados ao planejamento de aula.
Objetivo Geral


Capacitar os Magistrados para atuarem como docentes no contexto da magistratura, conforme diretrizes da ENFAM e especificidades verificadas pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Espírito Santo, nos cursos de Formação Inicial, Continuada, Formação de Formadores e demais atividades pedagógicas pertinentes, por meio de ações que possibilitem a formação humanista, priorizando a utilização de metodologias ativas, que visam o protagonismo do participante e a cocriação. Pretende-se que o magistrado-aluno, ao final da formação, seja capaz de planejar aulas destinadas à formação dos seus pares, observando os novos fundamentos e diretrizes da educação judicial, definidos nos normativos da ENFAM e nos projetos pedagógicos das respectivas Escolas.


O curso acontece no Auditório da ESMAGES e é composto de 04 módulos, desenvolvidos nos dias 08, 09 e 10 de julho de 2019, das 08h30 às 17h40, com a carga horária de 24 h/a. Frequência de 100%.

AMAGES © 2018 - Todos os direitos reservados