Site ESMAGES.png

(027)  3345-9707

(027) 999855581

CURSO DE PORTUGUÊS FORENSE PARA MAGISTRADOS
Credenciado pela Enfam


Um dos desafios diários no exercício da magistratura é a necessidade de apropriação das técnicas de comunicação/redação para elaboração das decisões judiciais. Para tanto, precisa-se compreender, interpretar e interagir de forma que se tenha entendimento da linguagem forense. Assim sendo, faz-se necessário o exercício da prática de leitura e estudo da gramática da língua portuguesa a fim de que possa redigir textos adequados à norma padrão da língua, com clareza, coesão, coerência, concisão, precisão e objetividade. Desse modo, compreende-se necessário proporcionar aos magistrados curso de formação continuada para estudo e aperfeiçoamento do português forense.

 

Assim, a ESMAGES, inspirada na proposta metodológica da ENFAM, na concepção de saberes, apresenta este planejamento de ensino para a realização da ação educacional intitulada “Português Forense para Magistrados”, com conteúdo programático dividido em duas unidades, com aulas teóricas e práticas com metodologias ativas ministradas por formador com expertise na matéria para tratamento dos temas: gramática, redação e comunicação.

 

O curso “Português Forense para Magistrados” utilizará de técnicas criativas de comunicação oral e escrita e tem o objetivo de proporcionar ao magistrado espaço para discussão e produção de textos orais e escritos em diferentes modalidades, oportunizando a análise de materiais publicados e com apontamento de perspectivas possíveis para a elaboração de textos com criatividade. Os tópicos básicos de língua portuguesa serão abordados para a correção e cumprimento de características próprias da redação jurídica com simplicidade. O curso será pautado na necessidade de que todos têm de dominar as diversas linguagens que compõem a nossa língua.


Sendo assim, trata-se de curso formativo fundamental para os magistrados desenvolverem as habilidades de comunicação. Além disso, o curso auxiliará na construção do conhecimento e no aguçar do senso crítico, base para a compreensão de conteúdos teóricos e de sua aplicação prática, contribuindo para a atividade judicante.


Por fim, ressaltamos que o projeto em tela, encontra-se em conformidade com art. 4º, II e art. 7º, I, II da Resolução nº 2, de 08.06.2016 c.c. a Resolução nº 2, de 14.03.2017, ambas da ENFAM, no que se refere aos cursos de Formação Continuada de Magistrados.


Objetivo Geral


Empregar as técnicas criativas de comunicação oral e escrita na produção de textos, observando as regras gramaticais da língua portuguesa, a fim de elaborar as decisões judiciais com simplicidade, clareza, coesão, coerência, concisão, precisão e objetividade.
O curso acontece no Auditório da ESMAGES, nos dias 06, 20 e 27 de setembro de 2019, das 12h20 às 17h30, com a carga horária de 20 h/a. Frequência de, no mínimo, 75%.

  

AMAGES © 2018 - Todos os direitos reservados